Estudo de Design de Serviço

Quero Bolsa

Introdução

O projeto a seguir faz parte de uma atividade desenvolvida junto ao curso de UX Design oferecido pela Mentorama, seu objetivo foi analisar um produto digital, a fim de gerar insights e experimentar metodologias para análise de problemas.

  • Contexto

    A Quero Bolsa pertence ao grupo Quero Educação. Ele se posiciona como o maior marketplace de educacional do país, fornecendo bolsas de ensino de diversos níveis.

  • O produto principal

    O foco principal do produto é facilitar o acesso a bolsas e descontos a cursos de diversos níveis (desde cursos básicos, até pós graduação) através de descontos e bolsas.

  • Outros produtos

    Além disso, a plataforma hoje apresenta outras funcionalidades como vestibular e matricula online, pagamento digital dos cursos, seguro educacional e serviço se pontuação por indicação.

  • Coleta de dados

    Para essa pesquisa foi utilizado com método pesquisa de benchmark em concorrentes e similares. Não ocorrendo assim coleta de dados com outros usuários da plataforma.

  • O públicos principais

    Apesar de o seu foco ser o fornecimento de bolsas e descontos em cursos, o público tem grande variedade, uma vez que ela atua em vários níveis: cursos de graduação, pós-graduação, técnico, além de cursos de idiomas e cursos livres.

    Deste modo, o seu público principal é formado por estudantes em diversos níveis.

Análise do produto/serviço

Matriz CSD

É — Não É — Faz- Não Faz

Pitch elevator

Para estudantes de classe média e baixa que tem dificuldade de arcar com custos de ensino particular, foi pensado o Quero Bolsa.

Que é uma plataforma de marketplace de bolsas em vários níveis de educação.

Ao contrário de o estudante precisar de buscar pessoalmente em cada instituição de ensino, nosso produto torna esse acesso fácil, além de permitir a comparação fácil entre instituições e a compra direta no site.

Hipóteses

Foram levantados possíveis pontos de melhoria para a a plafaroma utilizando o metodo double diamond, a fim de levantar hipótes para novas possíveis funcionalidades e extensão de produtos fornecidos pela pltaforma.

  • Expansão para novos níveis de ensino

    A ideia é oferecer um leque ainda maior de produtos podendo fidelizar o cliente e criar recompra dentro da plataforma, sendo alguns do tipos de bolsas citados até já fornecidos por concorrentes.

    Novos tipos de bolsas:

    • EJA (educação de jovens e adultos) — Atualmente já oferecido por alguns concorrentes
    • Cursos preparatórios e pré-vestibulares — Modalidade de bolsa também já oferecida por concorrentes
    • Cursos de extensão universitária — Além de ser uma possibilidade ainda não oferecida, essa possibilidade permite fidelizar clientes que já utilizaram plataforma para bolsas de graduação
    • Programa de bolsas internacionais e intercâmbio  Outra possibilidade é oferecer bolsas com universidade fora do país ou mesmo bolsas em programas de intercâmbio.
  • Possibilidade de fazer teste vocacional com profissionais

    A plataforma hoje já fornece um teste vocacional, mas a ferramenta conta com perguntas genéricas e que gera um resultado que pode parecer até aleatório.

    Uma boa proposta seria fornecer dentro da plataforma ou através com parcerias, a possibilidade de realizar um teste vocacional mais efetivo com profissionais capacitados.

  • Parceria com mentores de carreira

    Pensando especialmente no público que está saindo da graduação ou que está buscando uma pós graduação. A plataforma poderia oferecer mentorias de carreira com profissionais ou plataformas parceiras, possibilitando uma tomada de decisão sobre a compra da bolsa de forma mais assertiva.

  • Programa de indicação ou Compra coletiva

    Possibilidade de compra por grupos de amigos que juntos podem gerar desconto maior ou mesmo programas de indicações que propiciem outras formas do site rentabilizar ainda mais.

    Caso descontos extras não sejam uma possibilidade dentro do modelo de negócio existe a possibilidade de dar kits ou brinde aos que indicam.

Aprendizados

Analisar um produto ou serviço é sempre um grande desafio, especialmente quando não está diretamente envolvido com o negócio para compreender melhor seus objetivos e visão de mercado, contudo isso também dá uma grande liberdade das possibilidades de atuação do produto.

O grande desafio foi, nesse contexto, me aprofundar em um produto que tinha pouca familiaridade, podendo me aprofundar e compreender, de que forma ele poderia ser repensado, para uma expansão do negócio além da atuação atual dele.