Um aplicativo para amantes de churrasco

Churras App

O projeto

Não chega a ser um grande mistério que o churrasco é um elemento cultural muito forte no Brasil.

Dentro todos os brasileiros que gostam de churrasco e existem os apaixonados, que aproveitam toda oportunidade que para reunir os amigos em volta de churrasqueira para bater um bapo, tomar uma cervejinha e, quem sabe, experimentar um corte ou tempero novo.

O Churras App é um aplicativo pensado nessas pessoas, um misto de market place de cortes especiais e acessórios para churrasco com dicas e receitas sobre o tema.

O Churras App é o lugar feito para amantes de churrasco!

O Desafio

Construir uma solução ampla para os apaixonados por churrasco, onde possam encontrar receitas dicas, além de ter acesso, acesso produtos relacionados a churrasco e promoções em um único app .

Coleta de dados

Matriz CSD

O processo começou com a elaboração de uma matriz CSD das primeiras informações sobre a proto-persona e informações inicias sobre o tema, a fim de ter mais clareza sobre as informações necessárias a serem observadas nas fases do projeto.

  • Objetivos

    • Entender qual o volume de conteúdo referente ao tema churrasco;
    • Entender de que forma os interessados buscam sobre o tema.

    Metodologia

    • Análise do comportamento em redes sociais, market places e sites especializados.

  • Insights iniciais

    1. Churrasco é uma forma tradicional brasileira de reunir amigos e família;
    2. Há um aparente crescimento nas buscas pelos temas relacionados;
    3. Existe um volume grande de conteúdo sobre o tema em blogs, sites, YouTube, redes sociais etc;
    4. Itens como Kits e acessórios podem ser encontrados em diversos sites;
    5. Os sites especializados são, em sua grande maioria, de produtos de marca própria;
    6. Esses produtos são encontrados em maior variedade em Market places de varejo;
    7. O grande volume de opções pode dificultar a filtragem do usuário.

Entrevistas

  • Objetivos

    • Validar impressões generalistas do público;
    • Entender comportamentos individuais e gerais
  • Seleção do público

    • Faixa etária entre 25 a 45 anos;
    • Ambos os sexos;
    • Que gosto de organizar e ir a churrascos com amigos.
  • Aplicação

    • Entrevista semi-estruturada;
    • Via WhatsApp, permitindo o entrevistado escolher a opção mais satisfatória dentre: texto, áudio ou vídeo chamada.

Insights finais

  • Maioria dos entrevistados costuma pesquisar sobre o tema;
  • As buscas em sua maioria estão relacionadas a dicas de especialistas em redes sociais e sites especializados;
  • Maioria costuma buscar por itens de forma online e ficam muitas vezes “namorando” o produto, a espera de promoções;
  • Quando buscam em momentos de urgência, costumam dar preferência a compras presenciais.

Hipóteses iniciais

Construindo a proposta

A primeira etapa da construção solução foi analisar a jornada e necessidades do usuário e a partir dessas informações construir o site map do aplicativo.

Protótipo

A interface foi construída a partir de estruturas comuns de navegabilidade para facilitar a usabilidade, aproveitando a maior naturalidade do usuário com compras em outros players do segmento de entrega e varejo.

Documentação e guia de estilo

Teste de usabilidade

Resultados

Como primeira métrica de sucesso do projeto podemos considerar os feedbacks trazidos nos testes de usabilidade, em especial de ter conseguido uma interface que parecesse natural ao usuário.

  • Aprendizados

    O projeto de pensar na criação dessa solução possibilitou testar na prática diversos princípios de Interface e Experiência do Usuário, podendo confrontar entre hipóteses e real atendimento das necessidades.

    Outro ponto de grande aprendizado foi perceber que informações que parecia muito relevantes na fase de coleta de dados muitas vezes geram resultados menos expressivos ou com menor impacto do que o esperado.

  • Próximos passos para o produto

    • Caso o aplicativo fosse ser comercializado acredito que o próximo passo seria testar entre vendedores, para entender qual seria a adesão deles;
    • Em seguida, entendendo as dores dos próprios, o ideia ser construir a mesma pesquisa pensando na adesão e usabilidade da plataforma;
    • Levantados os dados e validadas essas informações, seria interessante estrutura um MVP e começar a rodar o aplicativo no mercado, para pode entender as necessidades específicas do público a medida que o aplicativo é implementado.